terça-feira, 19 de novembro de 2013

TEMA PRINCIPAL: Portugal - O Projecto Pombalino de Inspiração Iluminista

 No século XVIII, á semelhança do que acontecia já por toda a Europa, também em Portugal começou a fazer-se sentir uma crescente afirmação burguesa de carácter iluminista.
Grande parte dos filósofos iluministas eram a favor do regime monárquico. Este facto aliado ao de que estes regimes  aceitam uma fundametação racional para a organização do seu poder resulta no surgimento do conceito de «despotismo esclarecido».
 O Despotismo  Esclarecido consiste na forma absoluta de poder que se manifestava na europa no século XVIII com ideais do Iluminismo, progresso, reforma e o humanitarismo. Os déspotas mais célebres foram Frederico II da Prússia, Catarina II da Rússia e José II da Áustria. Em Portugal, foi Marquês de Pombal, ministro do rei D.José I, fazendo-se acompanhar de filósofos, poetas e cientistas reconhecidos, que introduziu esta filosofia iluminista e implementou medidas baseadas nesta teoria com vista a dar mais poder ao rei, retirando-o a outras ordens como o Clero, através da criação de companhias monopolistas, reorganização do comércio, entre outras, todas com o mesmo fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário